MENU

Envie um Whatsapp para:

(64) 9 9905-5690

X
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
X

LIGAMOS AGORA PARA VOCÊ!

Informe seu telefone para esclarecermos suas dúvidas

Aguarde, enviando contato!

Oportunidades para investidores estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro

Investidores estrangeiros com apetite para risco e bons negócios estão de “olho” nas oportunidades que hoje existem no mercado imobiliário brasileiro.

  • John Paulo
  • Mercado Imobiliário
Oportunidades para investidores estrangeiros no mercado imobiliário brasileiro

A desvalorização do real perante outras moedas como o dólar ou o euro e a queda da taxa básica de juros, a Selic, fazem do mercado imobiliário brasileiro uma excelente oportunidade de investimento para brasileiros e estrangeiros que desejam comprar um imóvel no Brasil morando no exterior.

Além disso, mesmo diante da pandemia do coronavírus, nas incertezas do mercado financeiro, o imobiliário oferece segurança. Mais do que nunca as pessoas estão vivenciando suas residências e o quanto é importante investir nos lugares que elas moram. Com a moeda brasileira fraca, comprando em dólar o poder de compra é maior e o preço sai bem mais em conta, fazendo com que o lucro nesse tipo de investimento seja maior. Para se ter uma ideia, um Estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) mostrou que um imóvel adquirido em 2010 gerou uma rentabilidade média de 15,3% ao ano, considerando ganhos de valorização e aluguel. Ou seja, renda muito acima da poupança. Considerando o retorno médio do aluguel, de 5,9% ao ano e a valorização dos imóveis, chegando a 9,4% ao ano, o mercado imobiliário proporcionou uma rentabilidade média de 15,3% ao ano, na última década, de 2009 a 2019, segundo a Valor Investe.

Segundo o presidente do CRECI-ES Aurélio Dallapícula o mercado imobiliário no Brasil é promissor, inclusive, para o investidor estrangeiro. “Investir em imóveis sempre é bom, imóveis estão geralmente em valorização, com isso a margem de lucro poderá aumentar a cada ano. Se o bairro valorizar, o imóvel irá valorizar-se junto também, principalmente se os investimentos forem destinados a imóveis em boa localização por dica de um preparado corretor”, concluiu.

 

INVESTIR EM IMÓVEIS VALE A PENA

Investir no mercado imobiliário brasileiro é um ótimo negócio, que tem atraído a atenção de grupos de investidores e de pessoas físicas, que veem oportunidades no Brasil de comprar diversos empreendimentos imobiliários, de diferentes tipos de imóveis.

Para  Aurélio Dallapícula, o que tem chamado  a atenção do investidor imobiliário para  Brasil, é que o momento está  excelente para investir  porque “os juros estão baixos, a demanda está reprimida,  e há a possibilidade de ascensão do PIB, aumentando a expectativa de crescimento do país tornando a compra de imóveis no Brasil uma excelente oportunidade. Esse investidor pode, ao longo prazo, beneficiar-se tanto da recuperação do real frente ao dólar, quanto da perspectiva de valorização dos imóveis”, afirmou o presidente do CRECI-ES.

 

PERFIL DOS INVESTIDORES

Mas, afinal, quem são estes estrangeiros que compram imóveis aqui?

De acordo com os corretores, o perfil é bastante variado. Há residentes no exterior que passam poucos meses aqui e que alugam suas casas para ganhar dinheiro; há muitos executivos que vêm para o Brasil a trabalho; e há também pessoas interessadas em multiplicar seu capital com a rentabilidade do aluguel ou com a revenda das propriedades.

Os valores médios dos negócios variam entre 1 e 5 milhões de reais e os investidores geralmente procuram bairros charmosos e nobres. A taxa de retorno para quem investe aqui é bastante positiva, com uma média de 12% ao ano, o dobro da Alemanha. E nosso preço ainda é baixo, se comparado a outros países do mundo. Tudo isso colabora para incentivar os estrangeiros.

 

NOVA POSTURA DAS IMOBILIÁRIAS

Com esta mudança de paradigma e o crescente aumento da procura dos estrangeiros, a tendência é de que as imobiliárias criem setores específicos para atender estas pessoas. O volume de chineses querendo investir no Brasil é bem grande e, com isso, corretores que falem mandarim  já estão sendo super valorizados no mercado. Falar inglês e espanhol é básico para estes profissionais. Muitas delas já estão criando até mesmo serviços de assessoramento jurídico e financeiro especialmente voltados para estes investidores.

 

E O BRASILEIRO?

Neste cenário, o brasileiro também vê o imóvel como um importante investimento. Para ele, trata-se de uma boa opção de reserva de uma aposta na valorização deste bem e um valor para o longo prazo. Ele também pensa no recebimento de aluguéis como uma forma conservadora e segura de consolidar seu patrimônio. Investir no país de origem e ainda ter a possibilidade de ver o patrimônio crescer é um ótimo negócio. Grande parte dos brasileiros que mora fora do país está tendo, neste momento, uma possibilidade real de investimento seguro e rentável. O investidor brasileiro pensa na valorização que terá em alguns anos, o que é uma forma de ganhar dinheiro para o futuro. O imóvel é algo palpável, que o brasileiro confia, por isso, para ele, é culturalmente um investimento interessante.

Izabel Mendonça

Assessoria de Comunicação do CRECIES

  • Compartilhe
  • Compartilhar no Messenger

Deixe seu comentário aqui: